domenica, novembre 09, 2008


Mostra inaugurada em Londres (Inglaterra) reúne fotografias de guerra feitas pelo renomado Robert Capa entre os anos de 1936 e 1945. This is War, em cartaz na Galeria Barbican, traz imagens famosas como a da chegada dos soldados numa praia francesa no início das operações do Dia D, o desembarque de várias tropas das forças aliadas na costa da Normandia e que acabou, de certa forma, mudando o rumo da II Guerra Mundial. Além destas, as séries escolhidas para compor a mostra incluem imagens realizadas por Capa durante a Guerra Civil da Espanha, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, Guerra de Independência de Israel e a Guerra da Indochina.
Outro destaque da exposição fica por conta das imagens da recém-descoberta ‘mala mexicana’, uma valise que pertencia ao fotógrafo e que ficou perdida por 70 anos. Na mala foram encontradas fotografias inéditas feitas durante a Guerra Civil espanhola, inclusive do movimento dos refugiados saindo de Barcelona em direção à França.
Como não poderia deixar de ser, um dos trabalhos mais polêmicos da exposição é também uma dos mais conhecidos do fotógrafo: O Soldado Caindo, feita em 5 de setembro de 1936 em Córdoba. Como se isso tivesse alguma importância, têm se discutido muito sobre a autenticidade da foto (acima), que mostra um soldado baleado caindo no momento de sua (dele) morte, ainda com o rifle na mão. Na década de 70 do século passado, começaram as especulações de que o soldado teria, na verdade, posado para o fotógrafo e que a cena não seria real.
Seja como for, Capa morreu como viveu: perigosamente. Mais exatamente em maio de 1954, ao pisar em uma mina terrestre enquanto fotografava as manobras francesas no delta do Rio Vermelho.
A Barbican Art Gallery fica na Silk Street, EC2Y 8DS, Londres, e a exposição vai até 25 de janeiro. (MT)

Nessun commento: