mercoledì, agosto 12, 2009

Jornal da Praça e O Autor na Praça
apresentam

Arte na Praça - 6ª edição
com o diretor e artista plástico Dácio Bicudo



O Arte na Praça, dia 15 de agosto, a partir das 14h, apresenta no Espaço Plínio Marcos, na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, o diretor e artista plástico Dácio Beraldo Bicudo. Bicudo, artista multifacetário, é arte-educador, ator, dirige filmes, trabalha com intervenção urbana, arte eletrônica, performance, desenho e vídeo.
"Quem indicou Bicudo foi o artista, e participante duas vezes do Arte na Praça, José Roberto Aguilar, e a primeira coisa que me veio à cabeça foi o que será que Dácio Bicudo vai fazer naquele espaço?", conta a coordenadora do Arte na Praça, Cristina Livramento "Camaleoa". Bicudo, com uma característica forte de multimídia, usa de várias ferramentas para fazer e mostrar sua arte, principalmente o espaço público. Para ele, a arte de rua refaz o caminho da expressão, ou seja, pública. "Além de que o alcance da ação é gratificante porque você lida com o povo que não está acostumado a estar em galerias e museus."
Uma vez Dácio Bicudo disse que ele pintava porque existiam paredes e questionado se isso significava, de certa forma, que a arte é sempre nova, original e que sempre há um espaço para mostrá-la, explica. "Acredito que o artista tem um olhar especial e que não precisa produzir arte para ser considerado um artista, então, toda sua produção, é uma tentativa de participar do mundo que às vezes se faz sem sentido. Se ele coloca arte em forma de tela na parede ou não é uma discussão secundária diante da complexidade da função do artista."
Para o próximo Arte na Praça, é esperado uma intervenção no Espaço Plínio Marcos. "No sábado pretendo atrair os sentidos pela criação de um lugar ocasional de convívio com um grande-objeto lúdico em volta do qual seremos brevemente felizes, espero." Nessa 6ª edição, além de Dácio Bicudo, o Arte na Praça conta com a participação da artista Sandra Martinelli. Para Cristina Livramento, o projeto tem uma beleza singular porque a experiência do artista com o espaço, a troca entre público, artista e o próprio espaço é sempre única. "Interferimos na movimentação da feira, no olhar de cada expositor e de cada pessoa que passa por ali. A expressão no rosto de quem assiste o Arte na Praça é sempre de encantamento." Para Dácio Bicudo o projeto interfere sim e de maneira positiva. "Toda experiência de sentidos é estimulante e em se tratando de arte, que é uma grande ferramenta da inércia criativa, melhor ainda."


Saiba mais sobre Dácio Beraldo Bicudo
www.re-title.com/artists/dacio-bicudo.asp
daciobicudo.wordpress.com

Saiba mais sobre Sandra Martinelli
ateliersandramartinelli.blogspot.com


Serviço:
Arte na Praça – 6ª edição com Dácio Bicudo.
Espaço Plínio Marcos, tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Pinheiros
Dia 15 de agosto de 2009, sábado, a partir das 14h.

Realização: Jornal da Praça & AAPBC

Apoio: O Autor na Praça, TV da Praça, Restaurante Consulado Mineiro, Cantinho Português, Restaurante Quero Quilo & Barraca da Ângela

Nessun commento: