lunedì, dicembre 17, 2007

Helena Ignez traz o Bandido da Luz Vermelha à Praça Benedito Calixto


O último evento de 2007 no projeto O Autor na Praça recebeu a atriz, diretora de cinema e teatro Helena Ignez em tarde de autógrafos do livro Rogério Sganzerla – Encontros e lançamento em DVD do filme O Bandido da Luz Vermelha. Trata-se de uma versão restaurada com mais de uma hora de extras. No mesmo dia, o Espaço Cultural Alberico Rodrigues exibiu pela primeira vez em São Paulo o documentário Brasil filmado por Sganzerla, em 1981, na comemoração do cinqüentenário do cantor e compositor João Gilberto. A fita foi rodada durante a gravação do disco Brasil, que também teve participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethania.

Transgressivo desde seu primeiro filme, O Bandido da Luz Vermelha, Sganzerla recriou um pouco da linguagem cinematográfica trazendo para a tela um certo contraponto ao que algunsd críticos chamaram de pedantismo do Cinema Novo. Obviamente sofreu perseguições da ditadura militar, que não suportava nenhuma forma de inteligência.
Considerada a obra-prima de Sganzerla, esta versão restaurada de O Bandido da Luz Vermelha (1968), chega às prateleiras das locadoras. Trata-se de um dos maiores filmes do cinema brasileiro. Em edição especial o DVD tem mais de uma hora de extras, incluindo curtas-metragens do diretor, trailer e depoimentos. Baseado em caso real, o filme conta a história de Jorge, um assaltante de casas de luxo em São Paulo. As manchetes policias da década de 60 não falavam de outra coisa e seu apelido - e modo de agir - foi copiado do então célebre Caryl Chessman, condenado à cadeira elétrica nos Estados Unidos por crimes que negou até o último instante. A versão tupiniquim, protagonizada pelo bandido Acácio (o Jorge do filme) desconcertava a polícia da então provinciana São Paulo pelo seu comportamento incomum. Além de usar uma lanterna vermelha - a exemplo de seu inspirador norte-americano - ele estuprava as vítimas, ficava conversando com elas e fazia fugas ousadas para depois gastar o dinheiro roubado de maneira extravagante. No filme o mundo do personagem é povoado de tipos como o detetive Cabeção, a prostituta Janete Jane e o político corrupto J. B. Silva.
Neste caso, parte da realidade acabou superando a ficção. Preso e condenado a 30 anos, o bandido real - o brasileiro - acabou sendo assassinado meses depois de ter saído do manicômio em que cumpriu pena.
Manteve-se a obra de arte com sua linguagem visual revolucionária. O Bandido da Luz Vermelha é visto por críticos e cinéfilos como uma espécie de ponto de transição entre a estética do Cinema Novo e a ruptura do Cinema Marginal. Nunca mais se fez cinema assim no Brasil. Filmado em preto e branco, é um daqueles que todo cineasta, desses despejados pelas escolas de cinema do país, deveriam ter na estante e assistir de quando em quando. Certamente aprenderiam muito. (EB)

Nessun commento: